sábado, 19 de março de 2011

O SORRISO DO ESPANTALHO



Era uma vez um... um não... o Espantalho.

Não era muito bonito, pois como todos os espantalhos, foi feito para espantar pássaros e outros bichos que aparecem nas roças de milho, trigo e outras plantações...

Mas este Espantalho era muito especial!

Não queria assustar ninguém.

Queria mesmo é fazer amigos. 

Muitos amigos.

Então, tentou colocar um sorriso grande estampado no rosto para se mostrar um pouco mais amigável. 

E com muuuuito esforço, lá estava, 
aquele sorriso (um tanto estranho), 
envolvendo de um lado a outro do seu rosto de estopa.

Mas os pássaros, muito ariscos, não acreditaram e nem se aproximaram.

 Nosso Espantalho especial não desistiu, e continuou com o sorriso.

Muito tempo se passou e certo dia, algumas borboletas batiam as asas por aquele milharal e perceberam o sorriso estampado no rosto da criaturinha de palha, estopa e trapos.

Ficaram muito curiosas.

Imagine só!

Onde já se viu um Espantalho com tamanho sorriso estampado na cara?

Aproximaram-se, o Espantalho abriu ainda mais o sorrisão. 

Elas quiseram saber o porquê daquele espantalho estar tão sorridente, e ele logo respondeu:

- Ah! É que eu quero muito, muito mesmo, ter um montão de amigos, mas todo mundo se assusta ao me ver!

E as borboletas foram logo aplaudindo com suas asas e dizendo  assim:

- Mas com esse sorrisão todo... tenho certeza que logo, logo vai estar cercado por um montão de amigos... pra começar, nós queremos muito ser suas amigas.

Não deu outra!

Veio a cobra rastejante que ficou muito admirada! Quis logo saber o porquê daquele espantalho estar tão sorridente e ele  respondeu:

- Ah! É que eu quero muito, muito mesmo, ter um montão de amigos, mas todo mundo se assusta ao me ver!

E a cobra foi logo silvando contente, dizendo assim:

- Mas com esse sorrisão todo... tenho certeza que logo, logo vai estar cercado por um montão de amigos... pra começar, eu quero muito ser sua amiga.

O Espantalho ficou muito feliz.

Veio a toupeira cavando, cheirando e roendo  e quando viu o Espantalho, se espantou e perguntou o porquê daquele espantalho estar tão sorridente e ele  respondeu:

- Ah! É que eu quero muito, muito mesmo, ter um montão de amigos, mas todo mundo se assusta ao me ver!

E a toupeira foi logo chiando carinhosamente, dizendo assim :

- Mas com esse sorrisão todo... tenho certeza que logo, logo vai estar cercado por um montão de amigos... pra começar, eu quero muito ser eu amigo.

O Espantalho ficou muito feliz.

Vieram os passarinhos em bando e cantarolando, quiseram saber o porquê daquele espantalho estar tão sorridente e ele  respondeu:

- Ah! É que eu quero muito, muito mesmo, ter um montão de amigos, mas todo mundo se assusta ao me ver!

E os passarinhos foram logo cantando alegremente e dizendo assim:

- Mas com esse sorrisão todo... tenho certeza que logo, logo vai estar cercado por um montão de amigos... pra começar, eu quero muito ser eu amigo.

O Espantalho ficou muito feliz.

Nosso Espantalho continuou com aquele sorrisão estampado no rosto e não demorou muito, estava  cercado por um montão de amigos.

O Espantalho ficou muito feliz.

Quem não ficou nada feliz foi o dono do milharal.

Aaah!

Ele ficou muito bravo quando viu aquele bando de pássaros, ratos e outros bichos, brincando em vseu milharal.

De tão zangado, arrancou o Espantalho do pau onde ficava preso e o deixou caído no meio da plantação.

Ao entardecer, veio uma chuva muito forte.

Os bichos correram para se abrigar, mas o pobre Espantalho não podia correr. Não podia, se quer,voar e nem mesmo se arrastar.

Foi aí que todos os bichos se juntaram e foram buscar o novo amigo para se abrigar com eles e desde então, nunca se soube onde o nosso querido Espantalho pode estar, pois os bichos gostaram tanto dele e ele dos bichos, que agora ele vive assim... hora voando com os pássaros, hora debaixo da terra com as toupeiras e onde mais seus amigos puderem levá-lo e ele se tornou o mais alegre e sorridente espantalho de todo o mundo.


MARIA HELENA CRUZ

 GOSTOU? ENTÃO ME CONTA...

13 comentários:

  1. olha me interessei muito!!

    ResponderExcluir
  2. tia vo rosba tua historia ta

    ResponderExcluir
  3. E gostei bastante da história, vou contar para os meu alunos obrigada por compartilhar.

    ResponderExcluir
  4. Adorei, vou contar essa história e vou fazer a atividade de um espantalho, colorido com um sorriso como na história,para eles montarem,aprendendo as cores,com seu nome ESPANTALHO,letra inicial/final,vogais, consoantes,contagem de letras e com a primeira letra E...qual a criança que começa seu nome com a mesma letra do Espantalho. ...Com a história a Socialização da turma.Obrigada.

    ResponderExcluir
  5. Eu adorei vou contar para meus alunos.

    ResponderExcluir
  6. Amei sua história. Até já recriei os personagens com e.v.a. Vou contar para os meus as aluninhos. Obrigada.

    ResponderExcluir

GOSTOU? ENTÃO ME CONTA...